Estratégias de aprendizagem na construção do conhecimento

Ministrante

Carla Netto

Pós-doutorado em Educação a Distância, Doutora em Educação, Mestre em Educação em Ciências e Matemática, Especialista em Educação a Distância, Especialista em Psicopedagogia, Pedagoga em Multimeios e Informática Educativa.

Apresentação do curso

Os alunos apresentam uma multiplicidade de condutas em sala de aula, quando o professor propõe situações de aprendizagem. Algumas pouco lógicas revelam-se eficazes; outras aparentemente mais ‘acertadas’ produzem resultados desastrosos. Como ajudar o aluno de maneira mais direta na sua aprendizagem? Quais estratégias utilizar para auxiliá-los nas suas reais necessidades observadas? O curso Estratégias de Aprendizagem na construção do conhecimento foi organizado para oferecer subsídios que permitam ao professor o entendimento das estratégias que o aluno utiliza para aprender e as que o professor mobiliza para ensinar. Estratégia de ensino e aprendizagem, aqui conceituada, como coordenação de procedimentos, escolhidos a partir de inúmeras possibilidades, definidas por uma suposta eficiência e em função de uma determinada finalidade.

Público Alvo

Professores e estudantes de cursos de Licenciatura.

Objetivos

  • Abordar conceitos de aprendizagem e suas implicações no ensino;
  • Identificar o que são estratégias de aprendizagem;
  • Compreender os procedimentos e estratégias utilizados pelo aluno na construção do conhecimento;
  • Investigar estratégias de ensino implementadas pelo professor.

Metodologia

Os cursos a distância da ENLINEA são desenvolvidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem, utilizando diversos recursos de informação e ferramentas de comunicação da plataforma MOODLE.

O curso terá duração de 40h (4 semanas), exigindo do aluno uma dedicação média de 10 horas por semana, considerando as características individuais (alguns alunos poderão levar mais ou menos tempo que outros para desenvolver as atividades propostas). As atividades serão assíncronas, ou seja, o aluno poderá realizá-las nos dias e horários que desejar.

O curso também conta com uma equipe de apoio, monitorando diariamente o ambiente Moodle, para avaliar o andamento do curso e auxiliar no seu desenvolvimento.

Pré-requisitos

O aluno deve ter noções básicas do uso do computador e da Internet, utilizar e-mail e ter conhecimento de operações como download de arquivos e upload de arquivos.

Programa

  • Módulo I: Aprendizagem: Conceitos, Perspectivas e Implicações no Processo de Ensino

  • Módulo II – Estratégias de Aprendizagem

  • Módulo III – Procedimentos e estratégias utilizadas pelos alunos na construção do conhecimento
  • Módulo IV – Estratégias de ensino implementadas pelo professor

Avaliação e Certificado

A avaliação envolverá a participação nas atividades desenvolvidas durante o curso (mínimo de 75%).

Aprovado, o aluno receberá um Certificado (impresso e entregue pelo correio) com a indicação da carga horária de 40 (quarenta) horas e dos conteúdos programáticos.

O prazo para entrega do certificado é de até 30 dias após o término do curso.

Duração do curso

40 horas/aula (4 semanas)

Inscrições e Acesso ao curso

Após a escolha do pagamento (à vista ou parcelado), o aluno fará sua inscrição na opção escolhida e efetuará o pagamento do curso.

Assim que o pagamento for confirmado, o aluno receberá o login e senha para acesso ao curso.

Investimento

R$ 240,00 em até 10x

Inscreva-se já!

Seu nome*

Seu e-mail*

Seu telefone

Endereço*

UF*