– Educação Inclusiva – Práticas Pedagógicas que pensam a Potência do Ser Humano: circularidades metodológicas poiéticas colaborativas – 2ª edição

Ministrante

Ana Felicia Guedes Trindade

Doutora em Educação, Mestra em Educação, na Linha Pessoa e Educação, pelo PPGEDU-Conceito 6, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com Estágio de Docência Universitária em Estudos Antropológicos em Educação. Especialista em Bioética e Educação. Pedagoga, habilitada em Supervisão Escolar e Matérias Pedagógicas. Bacharel em Filosofia, com estudos aprofundados em Ética e Estética, graduando-se em Licenciatura em Filosofia pela UFRGS.

Apresentação do curso

A Educação Inclusiva, na Escola Brasileira, tem sido uma preocupação permanente de todo o educador que compromete-se em construir uma Escola para todos, concebendo a Educação de qualidade como direito humano. Esse curso deseja contribuir nesse processo, entendendo a Educação Inclusiva como um movimento de radicalização da Potência Humana. Sua ideia fundante é a de conceber, reconhecer e respeitar a Potência Humana que existe em todas as pessoas, acima de tudo, independente das suas necessidades e deficiências. Essa é a base epistêmica do Curso, desejando-se produzir reflexões sobre a Educação Inclusiva, à luz de alguns pontos de vista transdisciplinares, como diferença e igualdade, cultura e culturas, ontologia da relação e antropologia do inter-humano, alteridade, aprendizagem de amar, direitos humanos, expressão vital do sujeito humano enquanto ser-viver espiritual. As Práticas Pedagógicas que pensam a Potência Humana, serão elencadas, por meio de exercícios de circularidades bem possíveis de serem desenvolvidas no chão da Escola. Porque desejamos que a Escola constitua-se como espaço real de inclusão radical do outro, da sua potência, e o perceba e o inclua como sujeito de direitos: com energia vital, espiritual e estética, como produtor de belezas, como criador de si mesmo.

Público Alvo

Professores da Educação Básica, gestores de escolas e espaços educativos, público acadêmico, educadores de espaços escolares formais e não formais, educadores sociais, mediadores culturais.

Objetivos

  • Desenvolver estudos teórico-práticos contemporâneos em Educação Inclusiva, na perspectiva da inclusão da Potência Humana;
  • Refletir a Inclusão, de maneira intensa, à luz de bases epistêmicas nas plataformas científicas do Pensamento Complexo, da Matriz Biológico Cultural da Existência Humana, do Pensamento Freire, da Teoria da Alteridade e da Pedagogia Poiética;
  • Produzir reflexões, problematizações e produções de alternativas concretas em espaços educativos;
  • Colaborar na evolução do pensamento pedagógico-filosófico, provocando a existência de novos fluxos no campo das Ciências Humanas;
  • Disponibilizar Circularidades Metodológicas Colaborativas Poiéticas, como didáticas e metodologias, práticas e exercícios possíveis de serem construídos e aplicados em espaços educativos.
  • Apreender a trabalhar com duas ferramentas de Inclusão: Rodas de Conversações e Diário de Campo

Metodologia

Os cursos a distância da ENLINEA são desenvolvidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem, utilizando diversos recursos de informação e ferramentas de comunicação da plataforma MOODLE.

O curso terá duração de 40h (10 semanas), exigindo do aluno uma dedicação média de 4 horas por semana, considerando as características individuais (alguns alunos poderão levar mais ou menos tempo que outros para desenvolver as atividades propostas). As atividades serão assíncronas, ou seja, o aluno poderá realizá-las nos dias e horários que desejar.

O curso também conta com uma equipe de apoio, monitorando diariamente o ambiente Moodle, para avaliar o andamento do curso e auxiliar no seu desenvolvimento.

Pré-requisitos

O aluno deve ter noções básicas do uso do computador e da Internet, utilizar e-mail e ter conhecimento de operações como download de arquivos e upload de arquivos.

Programa

  • Reflexões e Apontamentos sobre a Educação Inclusiva Brasileira – desde a Legislação aos níveis de compreensão escolar
  • A Educação Inclusiva como um movimento de radicalização da Potência Humana
  • A Potência Humana como base epistêmica: estudos dos autores, com exercícios de aproximação científica: Humberto Maturana, Edgar Morin, Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão, Lévinas, Ricardo Timm, Guedes Trindade.
  • A Potência Humana e os movimentos poiéticos inclusivos
  • Autopoiese e Biologia do Amar: na prática, na Escola
  • Cultura e Culturas: maneiras de ver o mundo – exercícios no caleidoscópio
  • A Ética da Vida e a Educação
  • A Alteridade e a aprendizagem de ver, sentir, reconhecer e amar o outro
  • Circularidades Metodológicas Colaborativas: práticas poiéticas em processos de aprendências e ensinâncias, em Educação Inclusiva
  • Conversações e Diários de Campo: aprender novas linguagens em Educação Inclusiva

Avaliação e Certificado

A avaliação envolverá a participação nas atividades desenvolvidas durante o curso (mínimo de 75%).

Aprovado, o aluno receberá um Certificado (impresso e entregue pelo correio) com a indicação da carga horária de 40 (quarenta) horas e dos conteúdos programáticos.

Duração do curso

40 horas/aula (10 semanas)

Investimento Parcelado

R$ 280,00 em até 10x

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