Cursos

Os cursos da ENLINEA respeitam o que define a legislação, através do Decreto nº 5.154 de 23 de Julho de 2004. Os cursos de formação continuada, de aperfeiçoamento e de atualização não necessitam de reconhecimento do MEC e podem ser desenvolvidos independentemente de autorização.

Os cursos a distância da ENLINEA são desenvolvidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem, utilizando os diversos recursos de informação e ferramentas de comunicação da plataforma MOODLE.

Eles têm duração variável, entre 30 e 40 horas, exigindo do aluno uma dedicação média de horas por semana, considerando as características individuais (alguns alunos poderão levar mais ou menos tempo que outros para desenvolver as atividades propostas). As atividades podem ser síncronas ou assíncronas, ou seja, o aluno poderá realizá-las em tempo real ou em dias e horários que desejar.

Os professores colaboradores da Enlinea são especialistas nas áreas em que atuam e com formação adequada para interagir com qualidade e excelência com os alunos.

Os cursos também contam com uma equipe de apoio, monitorando diariamente o ambiente Moodle, para avaliar o andamento do curso e auxiliar no seu desenvolvimento.

Neurovendas – Neurociência cognitiva aplicada às vendas

Sabemos que o ser humano é único que toma decisões coletivas. Nesse sentido, desenvolver a capacidade de persuasão junto à equipe de vendas permitirá com que o foco seja estabelecido e as metas sejam alcançadas. O cérebro é o principal órgão de nosso corpo que transforma nossas emoções e ações. Conhecer seu funcionamento biológico e suas implicações psicológicas e sociológicas permitirá anteciparem-se as possíveis respostas aos estímulos realizados, ampliando a efetividade dos resultados esperados. Conforme cita o filósofo Sócrates, “as pessoas têm mais chances de mudar quando a motivação é interna e quando perguntamos em vez de afirmar”.

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Redação na perspectiva do vestibular e do ENEM

O curso Redação na Perspectiva do Vestibular e do ENEM foi organizado para oferecer subsídios que permitam desenvolver sua habilidade de produção textual a fim de que você possa se expressar de forma coesa e coerente.

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Introdução à Educação a Distância

A EAD é uma modalidade de ensino relevante, que tem quebrado paradigmas de que os saberes somente podem ser construídos dentro de uma aula presencial. O curso Introdução à Educação a Distância foi organizado para oferecer subsídios que permitam ao aluno conhecer essa modalidade e desenvolver habilidades de aprender dentro de uma sala de aula virtual. Com toda sua potencialidade, a EAD demonstra que os conhecimentos podem transpor barreiras de tempo ao serem construídos por alunos em diversos lugares, inclusive nos de difícil acesso e distantes dos grandes centros urbanos.

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O Novo Docente na Educação a Distância e Virtual

A realidade é que existe uma grande parcela de professores atuando na modalidade a distância formados por metodologias convencionais para ensinar em sistemas presenciais. São poucos os casos em que os professores receberam uma formação específica para ensinar a distância. O curso O Novo Docente na Educação a Distância e Virtual foi organizado para oferecer subsídios que permitam ao aluno identificar quem é o professor na Educação a Distância, qual é o seu perfil e suas funções específicas. Da aprendizagem dirigida, baseada na transmissão de conteúdos, memorização, reprodução é necessário passar para uma aprendizagem mais autônoma, reflexiva, racional, contextualizada, relacional de conteúdos, aplicativa dos conhecimentos que vão sendo construídos e que culmine na certificação da aquisição de determinadas competências.

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Para gostar de ler, ouvir e contar histórias

Muito mais do que decodificar, ler é interagir com o texto, num contínuo processo de descobertas. Diante de todas essas formas de comunicação pelas quais nossas crianças são bombardeadas diariamente, temos a difícil tarefa de levar o nosso aluno a gostar de ler. Como aliada, temos a paixão pelo faz-de-conta: vilões, heróis, princesas, reis, bruxas e fadas. Esse é sempre um bom começo. O curso se propõe a trabalhar práticas que levem o aluno a refletir, posicionar-se, trocar de opinião, se divertir, ser o personagem ou distanciar-se dele. Não basta ensinar a ler.  Não basta oferecer um universo rico em tipologias se o professor não for um bom mediador dessas leituras. É preciso planejar intervenções adequadas a cada texto. Todos nós ensinamos e aprendemos a todo o momento. Precisamos aprender a olhar. Precisamos cultivar os nossos olhos de “ver”. Convido você a fazer parte desse grande espetáculo chamado aprendizagem.

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Planejamento e gestão em redes sociais

O uso de internet e redes sociais está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas e, principalmente, dos brasileiros. A facilidade do acesso às tecnologias digitais tem transformado a maneira como nos comunicamos e relacionamos. E, mais do que isso, tem exigido um novo posicionamento das empresas quanto ao relacionamento e interação com seu público. A relação empresa/cliente mudou. As pessoas querem conversas, conteúdos e experiências relevantes junto às marcas que admiram.

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Estratégias de aprendizagem na construção de conhecimentos

Os alunos apresentam uma multiplicidade de condutas em sala de aula, quando o professor propõe situações de aprendizagem. Algumas pouco lógicas revelam-se eficazes; outras aparentemente mais ‘acertadas’ produzem resultados desastrosos. Como ajudar o aluno de maneira mais direta na sua aprendizagem? Quais estratégias utilizar para auxiliá-los nas suas reais necessidades observadas? O curso Estratégias de Aprendizagem na construção do conhecimento foi organizado para oferecer subsídios que permitam ao professor o entendimento das estratégias que o aluno utiliza para aprender e as que o professor mobiliza para ensinar. Estratégia de ensino e aprendizagem, aqui conceituada, como coordenação de procedimentos, escolhidos a partir de inúmeras possibilidades, definidas por uma suposta eficiência e em função de uma determinada finalidade.

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Educação Inclusiva – Práticas Pedagógicas que pensam a Potência do Ser Humano: circularidades metodológicas poiéticas colaborativas

A Educação Inclusiva, na Escola Brasileira, tem sido uma preocupação permanente de todo o educador que compromete-se em construir uma Escola para todos, concebendo a Educação de qualidade como direito humano. Esse curso deseja contribuir nesse processo, entendendo a Educação Inclusiva como um movimento de radicalização da Potência Humana. Sua ideia fundante é a de conceber, reconhecer e respeitar a Potência Humana que existe em todas as pessoas, acima de tudo, independente das suas necessidades e deficiências. Essa é a base epistêmica do Curso, desejando-se produzir reflexões sobre a Educação Inclusiva, à luz de alguns pontos de vista transdisciplinares, como diferença e igualdade, cultura e culturas, ontologia da relação e antropologia do inter-humano, alteridade, aprendizagem de amar, direitos humanos, expressão vital do sujeito humano enquanto ser-viver espiritual. As Práticas Pedagógicas que pensam a Potência Humana, serão elencadas, por meio de exercícios de circularidades bem possíveis de serem desenvolvidas no chão da Escola. Porque desejamos que a Escola constitua-se como espaço real de inclusão radical do outro, da sua potência, e o perceba e o inclua como sujeito de direitos: com energia vital, espiritual e estética, como produtor de belezas, como criador de si mesmo.

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O mundo do silêncio: família e escola integrada na inclusão

Independentemente do grau de surdez na infância, com a ausência de estímulos (sob vários aspectos), a criança apresentará grandes dificuldades de desenvolver a linguagem, o que terá consequências na comunicação. Com isso, muitas lacunas são demonstradas nas relações sociais e inter-relações da criança. No ambiente escolar há ainda espaços a serem preenchidos sob o prisma da inclusão. Para que a criança alcance o ritmo escolar, ela necessita estar com a sua linguagem previamente pronta para o seu melhor desempenho na sua construção de vida como um todo, no desenvolvimento geral. Como fazer com que a criança desenvolva a sua linguagem de forma sadia e incentivá-la na independência? O curso O mundo do Silêncio: família e escola integrada na inclusão proporciona estratégias para auxiliar a desenvolver a linguagem das crianças com algum grau de surdez e suas relações com o mundo.

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Educação financeira e matemática para o mundo do trabalho

Este curso pretende ensinar de forma prática e criativa os conteúdos que envolvem a Matemática utilizada no dia a dia de nossa vida e, principalmente no mundo empresarial, desmitificando e desfazendo possíveis bloqueios ocasionados pela formação inicial de nossos alunos. A ideia é poder capacitar os alunos a tornarem-se hábeis a resolver problemas que possam se deparar em suas rotinas, bem como, desenvolverem um diferencial em sua formação profissional.

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Raciocínio Lógico para Concursos

O Raciocínio Lógico Matemático é um conteúdo que faz parte de todos os principais editais dos Concursos Públicos. Esta matéria não é ministrada nas escolas e faculdades. É um conteúdo específico para Concursos, onde percebemos que possui uma extrema importância, pois tem sido o diferencial na aprovação para estes Concursos. O Curso Raciocínio Lógico para Concursos foi elaborado para suprir esta lacuna que existe na aprendizagem dos alunos. Neste curso o aluno irá aprender de uma maneira dinâmica e diferenciada todos os conteúdos dos principais editais. Prepare-se para os principais Concursos Públicos e faça a diferença!

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O uso de tecnologias no Ensino Fundamental e Médio

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão presentes em todas as esferas da vida social. Dessa forma, incorporam-se também aos processos educacionais. O curso “O uso das tecnologias no Ensino Fundamental e Médio, pretende discutir o uso das TIC na prática educativa, refletindo como esses canais criam novos paradigmas para a Educação no Brasil, apresentando estratégias de como os professores podem usar essas tecnologias no Ensino Fundamental e Médio.

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Laudato Si’: chaves interpretativas para Educação Ambiental

As grandes mudanças ocorridas na ciência e na tecnologia contribuíram de forma significativa em um novo modo de se relacionar com a ‘casa comum’. Novos hábitos de consumo foram introduzidos em nossa vida, criando uma cultura do descartável, afetando diretamente o meio ambiente. Os efeitos da industrialização moderna e do consumo provocaram a crise ambiental.

Por outro lado, frente ao cenário mundial da crise ambiental, busca-se compreender as consequências e o impacto sobre o meio ambiente, que é de responsabilidade de todos. Por isso, a educação ambiental deve fazer parte das políticas públicas educacionais, movimentos sociais, comunidades eclesiais de base, preocupados em desenvolver iniciativas que contribuam para um agir ético e responsável com o cuidado da ‘casa comum’.

A encíclica ‘Laudato Si’ foi publicada pelo Papa Francisco, em junho de 2015, como uma preocupação com o meio ambiente e a importância da relação entre o ser humano com a natureza e traz elementos significativos para a reflexão. É um material que vem a colaborar na compreensão da crise ambiental e discutir a relação de responsabilidade do cuidado da ‘casa comum’ com elementos da cultura e da espiritualidade contemporânea.

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